|
Hoje é Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026.
Um homem de 70 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi preso nesta terça-feira (15) pela Polícia Federal (PF) por vender objetos com símbolos nazistas pela internet. A prisão ocorreu durante a Operação Lembrança Ingrata, que visou investigar a prática de apologia ao nazismo.
Os agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O mandado foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal do Rio.
A investigação começou após uma organização não governamental (ONG) registrar uma notícia-crime sobre uma página na internet onde o homem comercializava itens como emblemas, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos com a cruz suástica, promovendo o nazismo.
A PF afirmou, em nota, que a análise de dados digitais e outras diligências confirmaram que o investigado continuava a vender produtos com apologia ao nazismo. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos na residência do homem bandeiras, revistas, breves e moedas com a cruz suástica, o que resultou em sua prisão em flagrante. Ele responderá pelo crime de apologia ao nazismo, com pena de até cinco anos de reclusão, além de multa. Com informações Agência Brasil.
