A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15/4), a Operação Sinal Sujo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas, atuando em cidades como Manaus/AM, Itamaraju/BA, Campo Grande e Corumbá/MS, Volta Redonda/RJ, Rolim de Moura e Espigão d’Oeste/RO.
A investigação da PF apura o envio de cocaína da fronteira do Brasil com a Bolívia para Goiás, de onde a droga era enviada ao exterior de maneira camuflada. O grupo utilizava osciloscópios — equipamentos geralmente empregados em laboratórios de engenharia e eletrônica — como compartimentos ocultos para o transporte da droga.
Durante a investigação, que ainda está em andamento, foram identificadas cinco remessas de drogas enviadas para fora do Brasil, com destino a Portugal, Espanha e Inglaterra. A cooperação internacional com a polícia da Alemanha resultou na apreensão de três dessas cargas, que estavam em trânsito para seus destinos finais.
As apurações também revelaram o envolvimento de estudantes brasileiros de medicina, que cursam a graduação na Bolívia, na logística e no pagamento das remessas de drogas, atuando como intermediários financeiros do esquema.
A operação contou com a participação de mais de 50 policiais e o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão em cinco estados. Com informações PF.