Em fevereiro, o varejo de Santa Catarina teve um bom desempenho, com o maior crescimento mensal desde janeiro de 2023. A alta foi de 2,5%, ficando entre os cinco melhores resultados do país, conforme dados do IBGE, divulgados pela Fecomércio/SC.
Enquanto a média nacional foi de 0,5% de crescimento, o varejo catarinense superou a média do Brasil, com um aumento de 5,9% comparado ao ano passado.
Os setores que mais se destacaram foram a venda de produtos pessoais e domésticos (26%) e de roupas, calçados e tecidos (16%).
Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio/SC, afirmou que os resultados positivos refletem um bom cenário para o turismo, especialmente com a chegada de turistas argentinos, e acontecem mesmo com a alta de juros e inflação. Ele também destacou que, apesar da cautela do comércio, os resultados superaram as expectativas no começo do ano.
Além disso, o varejo ampliado de Santa Catarina, que inclui materiais de construção e veículos, teve um crescimento de 0,2% em fevereiro. No acumulado do ano, esse setor cresceu 6,7%. No Brasil, as vendas desse setor caíram 0,4%.
O comércio varejista no Brasil teve um aumento de 2,3% nos dois primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Os setores de móveis e eletrodomésticos (6,9%) e tecidos, vestuário e calçados (5,3%) se destacaram.
Por outro lado, alguns setores apresentaram queda, como livrarias e papelarias (-2,9%) e materiais para escritório (-0,5%).
O comércio varejista também cresceu 0,5% em fevereiro em comparação com janeiro. As vendas aumentaram em 21 estados, com destaque para Rondônia (5,2%), Sergipe (3,7%) e Amazonas (3,4%). Porém, seis estados apresentaram queda, como Tocantins (-3,7%), Paraíba (-1,5%) e Rio Grande do Norte (-1,5%). Com informações NSC Total.