|
Hoje é Sábado, 10 de Janeiro de 2026.
Uma bebê recém-nascida foi encontrada dentro de uma sacola plástica jogada no lixo na manhã desta quinta-feira (10), no bairro CPA 4, em Cuiabá (MT). Segundo a Polícia Militar, a criança aparenta ter cerca de três dias de vida e foi resgatada após moradores ouvirem seu choro e acionarem a viatura.
De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, populares abordaram a equipe relatando ter ouvido o choro vindo de um depósito de lixo. Ao chegarem no local, os militares encontraram a bebê vestida, ainda com o cordão umbilical e restos de placenta no cabelo.
Atendimento médico e estado de saúde
Após o resgate, a criança foi levada à UPA do bairro Morada do Ouro, onde passou por avaliação médica. Ela pesa cerca de três quilos, é do sexo feminino e, apesar do abandono, seu estado de saúde foi considerado estável. A bebê ainda será submetida a exames no Instituto Médico Legal (IML) antes de ser acolhida pelo Conselho Tutelar, que cuidará de sua inclusão na rede de proteção à infância.
Investigação em andamento
A Polícia Civil vai investigar o caso para identificar quem abandonou a recém-nascida. Um boletim de ocorrência foi registrado e, até o momento, não há informações sobre os pais da criança.
Entrega legal para adoção é alternativa segura
Diante da comoção, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso reforçou a importância do projeto que ampara mulheres que desejam entregar seus filhos para adoção de forma legal e segura. A entrega voluntária pode ser feita antes ou logo após o nascimento, com acompanhamento de equipes especializadas e sob sigilo garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O bebê é, então, encaminhado para adoção por famílias já cadastradas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, garantindo proteção e dignidade tanto à criança quanto à mãe. Com informações OBemdito.
