As intensas chuvas que atingem Santa Catarina desde quarta-feira (9) provocaram estragos em várias cidades do Sul do Estado, sendo Imbituba a mais afetada. Com mais de 130 milímetros acumulados em 48 horas, o município decretou situação de emergência.
De acordo com a Defesa Civil, todas as regiões de Imbituba sofreram impactos. Cerca de 30 ruas foram interditadas e 65 casas foram danificadas. O cenário inclui alagamentos, moradores ilhados, estradas bloqueadas e suspensão das aulas na rede municipal. Oito pessoas estão desabrigadas, principalmente nas comunidades Nova Brasília, Mirim e Arroio.
Em Garopaba, a chuva chegou a 100 milímetros em apenas um dia, com inundações nos bairros Encantada, Ressacada e na região Sul. Escolas, casas e prédios públicos também foram afetados.
Jaguaruna registrou danos no centro da cidade, incluindo lajotas soltas, bueiros danificados e prejuízos em imóveis, empresas e três unidades de saúde. Duas famílias ficaram desabrigadas.
Já em Imaruí, o alto volume de água deixou ruas esburacadas, casas destruídas e vários moradores ilhados. O comércio local também foi duramente impactado.
Imbituba: 130,8 mm
Laguna: 44,8 mm
Praia Grande: 43,6 mm
Araranguá: 38,4 mm
Sombrio: 37,4 mm
Com informações NSC Total.