O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (7/4) do anúncio de um investimento recorde de R$34 bilhões que o Mercado Livre fará no Brasil em 2025. O valor representa um aumento de 47,8% em relação ao aporte feito em 2024. A empresa também informou que vai contratar 14 mil novos funcionários, elevando seu quadro total para 50 mil pessoas no país.
A cerimônia foi realizada no Centro de Logística da companhia, em Cajamar (SP), e contou com a presença de Lula e de ministros do governo. Durante o evento, o presidente ressaltou o desempenho da economia brasileira. “Crescemos 3,2% em 2023, e 3,4% em 2024, contrariando previsões pessimistas. Em 2025, vamos surpreender novamente”, afirmou.
Lula defendeu a ampliação da classe média no país. “Não quero um Brasil onde uns comem dez vezes por dia e outros passam dez dias sem comer. Quero um país mais justo, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades”, declarou.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que a atual gestão federal já criou 3,7 milhões de empregos formais. “Somente no mês passado, foram 431,9 mil novas vagas com carteira assinada”, comemorou.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre o programa Crédito do Trabalhador, que oferece empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado com juros mais baixos. “Sem essa iniciativa, o trabalhador pagaria até três vezes mais por um empréstimo. Com os bancos públicos operando a 2,5%, esperamos taxas ainda menores com a entrada dos bancos privados”, explicou. A linha de crédito estará disponível nas plataformas digitais dos bancos a partir de 25 de abril.
O ministro Márcio França (Empreendedorismo) enfatizou a importância do investimento do Mercado Livre para os pequenos negócios. Segundo ele, 500 mil empresas dependem diretamente da plataforma, que faz parte do universo de 19 milhões de micro e pequenas empresas que representam 99% dos CNPJs e 70% dos empregos no Brasil.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, destacou a força do comércio eletrônico no país. “O Brasil é um dos mercados mais competitivos do mundo. A cada três meses, uma nova empresa entra nesse setor”, afirmou. Somando os empregos previstos para este ano com os criados em 2024, o Mercado Livre terá gerado quase 30 mil vagas formais no país em dois anos.
Fundado em 1999, o Mercado Livre é líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, com presença em 18 países e mais de 84 mil funcionários diretos. Com informações GOV.