O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga (MG), registrou na última quinta-feira (3/4) o nascimento do maior bebê já nascido na unidade. João Vitor, filho de Maria José Mendes da Silva, veio ao mundo pesando impressionantes 6,266 kg e medindo 59 cm.
A equipe médica, composta por ginecologistas, obstetras, anestesistas, pediatras e enfermeiros, ficou surpresa com o tamanho do recém-nascido. “Sabíamos que seria um bebê grande, mas não imaginávamos tanto”, relatou a ginecologista e obstetra Valdênia Gomes, responsável pelo parto.
Outro dado que chamou atenção foi o peso da placenta: 1,220 kg. Apesar dos incômodos típicos de uma gestação com bebê grande, como barriga volumosa e dificuldade de locomoção, Maria José não esperava um filho tão grande.
João Vitor é o terceiro filho da mãe a nascer com peso acima da média. Os anteriores pesaram 4,5 kg e 4,9 kg. A condição, chamada macrossomia fetal — quando o bebê nasce com mais de 4 kg — pode estar ligada a fatores genéticos ou à predisposição ao diabetes gestacional.
Apesar do porte incomum, o parto cesáreo foi realizado com sucesso e tanto mãe quanto bebê passam bem. O caso reforça a importância do pré-natal e do monitoramento médico em gestações com suspeita de macrossomia.
O nascimento de João Vitor já entrou para a história do hospital e virou assunto em toda a cidade. Saudável e cheio de vitalidade, o “bebê gigante” continua encantando a todos. Com informações oBemdito.