O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está tentando negociar com os Estados Unidos sobre as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump antes de tomar outras medidas. A declaração foi feita durante a última agenda do presidente na Ásia, neste sábado (29).
"Antes de fazer a briga da reciprocidade e de fazer a briga na Organização Mundial do Comércio (OMC), a gente quer gastar todas as palavras que estão no nosso dicionário para fazer o livre comércio com os EUA", destacou.
Segundo Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, já realizaram duas reuniões com representantes dos Estados Unidos para discutir as novas taxas impostas sobre as importações brasileiras.
O presidente também comentou sobre a postura econômica do governo Trump, destacando que o discurso atual nos Estados Unidos contrasta com as práticas adotadas de 1980 a 2022. "Eu sinceramente não sei o que pode acontecer na economia americana", afirmou Lula.
Em entrevista na quinta-feira (27), no Japão, Lula havia mencionado que, caso o recurso do Brasil à OMC não resolva a questão, o país poderá adotar medidas de retaliação, como a taxação de produtos americanos. No entanto, ele não especificou quando essas medidas seriam implementadas.
"Se não tiver resultado na OMC, a gente vai utilizar os instrumentos que nós temos, que são a reciprocidade e taxar os produtos americanos. É isso que nós vamos fazer. Espero que o Japão faça o mesmo", concluiu Lula, enfatizando que a decisão de outros países, como o Japão, é soberana. Com informações G1.