| Hoje é Quarta-feira, 02 de Abril de 2025.

Relatório da OMM alerta para redução de chuvas na Amazônia e no Pantanal em 2024

Seca intensa, derretimento de geleiras e recordes de calor marcaram o ano na América Latina
Ampliar
Por: Editorial | 28/03/2025 15:03

As chuvas na Amazônia e no Pantanal registraram uma queda de até 40% em 2024, segundo um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado nesta sexta-feira (28). O documento, intitulado "Estado do Clima para a América Latina e o Caribe 2024", analisou os impactos dos eventos climáticos extremos na região no último ano.

Além da estiagem severa nessas áreas, o relatório destaca que o Rio Negro, em Manaus, atingiu seu nível mais baixo já registrado, enquanto o Rio Grande do Sul sofreu com enchentes que deixaram 180 mortos e um prejuízo de R$ 8,5 bilhões ao setor agrícola.

Outro dado preocupante é o acelerado derretimento das geleiras andinas. A Venezuela perdeu sua última geleira, a Humbolt, e se tornou o segundo país do mundo – ao lado da Eslovênia – a não ter mais geleiras. No total, os Andes já perderam 25% de sua cobertura de gelo desde o século XIX.

Apesar do cenário alarmante, a OMM destaca avanços na geração de energia renovável na América Latina, que atingiu 69% da matriz energética em 2024. Entre as iniciativas citadas estão o uso de IA para previsões de vento na Costa Rica e um modelo de estimativa de evaporação para painéis solares flutuantes no Chile. Com informações G1.

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: