| Hoje é Segunda-feira, 31 de Março de 2025.

MS decreta emergência ambiental por seis meses para combater incêndios florestais

Medida visa intensificar ações de prevenção e enfrentamento às queimadas
Ampliar
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo/Portal MS Por: Editorial | 28/03/2025 08:13

O governador Eduardo Riedel assinou nesta quinta-feira (27) um decreto de emergência ambiental em todo o Estado de Mato Grosso do Sul pelo prazo de 180 dias. A decisão foi tomada devido às condições climáticas adversas que favorecem a propagação de incêndios florestais, especialmente no Pantanal.

O decreto foi oficializado durante o lançamento do “Pacto do Pantanal”, um programa integrado de desenvolvimento sustentável para a região. O evento contou com a presença do ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco.

Prevenção e monitoramento

De acordo com o secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, a medida foi baseada em análises do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ.

“Estamos enfrentando um volume hídrico abaixo da média histórica para o período na região do Pantanal. Esse decreto nos permite organizar todas as ações de prevenção e combate, pois já prevemos o início dos incêndios florestais nos próximos meses”, destacou Verruck.

Reforço no combate aos incêndios

Para enfrentar os incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de MS contará com um investimento de R$ 34,8 milhões em 2025. A corporação atuará com 177 militares distribuídos em 11 bases operacionais no Pantanal, equipados com viaturas, embarcações e aeronaves para resposta rápida às ocorrências.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Salas, reforçou que a estratégia adotada no ano anterior será mantida para conter os focos de incêndio. “Em 2024, conseguimos preservar muitas áreas devido ao planejamento e à atuação conjunta com outras instituições. Neste ano, manteremos as 11 bases avançadas para garantir um tempo de resposta ainda mais ágil”, afirmou. Com informações de Douradosnews.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: