Os estudantes interessados em participar do programa MS Supera, que visa apoiar a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos universitários e de educação profissional técnica, ganharam um dia a mais para se inscrever. O prazo, que se encerrava ontem (24), foi prorrogado até esta terça-feira (25), às 23h59.
O MS Supera oferece uma bolsa de R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo, e conta com 2.200 vagas, das quais 100 ainda estão abertas. As vagas disponíveis são divididas entre 80 para cursos de graduação e 20 para cursos de educação profissional técnica de nível médio. Os estudantes que atenderem aos requisitos, mas não forem classificados, ficarão no cadastro de reserva.
Calendário Atualizado
O calendário do programa também passou por mudanças. A análise das inscrições ocorrerá até 28 de março, com o prazo para recursos de 1º a 4 de abril. O resultado final será publicado em 9 de abril, e a assinatura do Termo de Concessão do benefício está prevista para ocorrer entre 10 e 14 de abril. O primeiro pagamento será realizado por transferência bancária, entre 15 e 23 de abril.
Como se Inscrever
Para se inscrever, os alunos devem preencher um cadastro disponível no site da Sead (www.sead.ms.gov.br), anexando os documentos necessários. Para participar, é preciso atender aos seguintes requisitos: estar matriculado em cursos de educação profissional técnica de nível médio ou em universidades públicas ou privadas, ser residente em Mato Grosso do Sul há mais de 2 anos, não receber outro benefício financeiro com a mesma finalidade, e comprovar uma renda de até 1,5 salários mínimos por pessoa ou renda familiar de até 3 salários mínimos.
Critérios de Classificação
A seleção dos estudantes será baseada em diversos critérios de desempate, como: ser indígena, ter a menor renda média familiar, ser mãe solo com filhos menores de 18 anos ou filhos com deficiência, ter deficiência, ou ser candidata de maior idade.