A Petrobras anunciou a descoberta de hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Campos, localizada a 105 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no poço exploratório situado no bloco Norte de Brava. A profundidade do poço é de 575 metros abaixo do nível do mar.
Os hidrocarbonetos encontrados são compostos que, quando processados, podem originar uma variedade de produtos, como combustíveis, plásticos, tintas, resinas e asfalto. A descoberta foi confirmada após a perfuração do poço, que indicou a presença de hidrocarbonetos através de perfis elétricos, evidências de gás e amostras de fluido. Essas amostras serão analisadas em laboratório para determinar as características precisas da substância e orientar as próximas fases de exploração.
O bloco Norte de Brava, adquirido pela Petrobras em dezembro de 2022, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção da Agência Nacional do Petróleo (ANP), é considerado um ativo estratégico para a exploração de reservas no pré-sal da Bacia de Campos. A Petrobras é a operadora do bloco e detém 100% da participação. (Com informações Agência Brasil)