O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) deu início ao planejamento para a Temporada de Incêndios Florestais (TIF) 2025, intensificando ações de formação de brigadas e avaliação de áreas estratégicas para instalação de bases avançadas no Pantanal. As atividades incluem o monitoramento de focos de calor para orientar as operações do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
A primeira brigada formada é da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (Nefau), que terá base em uma fazenda no município de Corumbá. Além do trabalho preventivo e de educação ambiental, serão instaladas bases avançadas para agilizar o combate aos incêndios em áreas de difícil acesso.
Com chuvas abaixo da média histórica desde 2023 e previsão de seca severa, a preparação antecipada visa minimizar impactos ambientais e garantir a rápida resposta às ocorrências. Segundo a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec, a combinação de altas temperaturas e precipitações irregulares aumenta o risco de incêndios em todos os biomas do Estado.