Na última semana, os calouros dos cursos de Engenharia de Alimentos, Química Licenciatura, Química Tecnológica e Agroquímica e Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - unidade de Naviraí - participaram de uma gincana com um objetivo claro: incentivar práticas sustentáveis entre os estudantes e, ao mesmo tempo, promover a integração entre as turmas. O evento teve como foco a arrecadação de materiais recicláveis, com um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na conscientização dos futuros profissionais.
Durante a competição, os novos acadêmicos se empenharam na coleta de diversos materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal. Ao todo, foram recolhidos quase 1 tonelada de resíduos, que foram entregues à Recicla Naviraí Cooperativa, uma instituição local especializada na triagem e destinação correta desses materiais. Além de contribuir para a preservação ambiental, a ação também valorizou o trabalho da cooperativa, essencial para o processo de reciclagem na cidade.
O curso de Engenharia de Alimentos saiu vencedor da gincana, arrecadando 435 kg de materiais recicláveis. Como prêmio, os estudantes celebraram a conquista com uma descontraída rodada de pizza e refrigerante, fortalecendo ainda mais os laços de amizade e companheirismo entre os participantes.
Para Luís Felipe, calouro do curso de Engenharia de Alimentos, a gincana foi uma experiência reveladora. "Essa ação me fez refletir sobre o futuro e a importância de adotar práticas sustentáveis no nosso cotidiano", disse o estudante, ressaltando o impacto pessoal da iniciativa.
Márcia Moraes, acadêmica do curso de Direito, destacou a relevância da atividade para seu aprendizado. "A gincana nos proporcionou uma visão real sobre como funciona a coleta seletiva e o papel de cada um na preservação ambiental", comentou ela, enfatizando a importância dessas atitudes para um futuro mais sustentável.
Organizada pela UEMS de Naviraí, a gincana foi um grande sucesso, não apenas pela quantidade de material arrecadado, mas também pela criação de uma consciência ambiental mais forte entre os calouros. A ação se apresenta como um exemplo de como a educação pode alavancar a preservação ambiental e a responsabilidade social, fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes. (Com informações Katiuscia Fernandes/UEMS)