Delegações da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão novamente nesta segunda-feira (24) na Arábia Saudita para discutir um possível cessar-fogo na Ucrânia. O encontro acontece um dia após os representantes norte-americanos e ucranianos tentarem avançar em um acordo de paz com Moscou.
De acordo com a Casa Branca, o objetivo das negociações é finalizar os detalhes de um acordo de cessar-fogo limitado, no qual a Rússia concordaria em suspender os ataques contra as infraestruturas energéticas da Ucrânia. Além disso, as delegações iniciarão as discussões para um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, como parte do processo para a resolução do conflito.
A expectativa é que as conversas evoluam para um cessar-fogo permanente na Ucrânia. O enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, Steve Witkoff, expressou otimismo sobre a possibilidade de a trégua ser concretizada, mas o Kremlin destacou que o processo será longo, com “negociações difíceis” à frente.
Na semana passada, Moscou condicionou uma trégua permanente ao fim do apoio militar estrangeiro à Ucrânia, incluindo o fornecimento de inteligência. Essa questão, entretanto, ainda não foi debatida nas negociações.
Ataques seguem durante as negociações
Apesar dos avanços nas negociações, a violência não cessa. No domingo (23), as autoridades ucranianas relataram a morte de pelo menos sete pessoas, incluindo uma criança, após a Rússia lançar 147 drones contra o país. Em Moscou, os sistemas de defesa interceptaram 59 drones ucranianos que visavam regiões do sudoeste da Rússia, resultando na morte de uma pessoa na cidade de Rostov.