A Câmara dos Deputados convocou o primeiro suplente do PL, Missionário José Olímpio, para ocupar a vaga deixada por Eduardo Bolsonaro. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou na quinta-feira (20) seu pedido de afastamento do cargo, permitindo a posse do suplente nesta sexta-feira (21).
Com a nomeação, Missionário José Olímpio passa a receber remuneração de R$ 46.366,19. O parlamentar já integrou a Câmara em duas legislaturas, entre 2011 e 2019, e tem histórico político como vereador em Itu e São Paulo. Ele também já foi filiado ao DEM e ao União Brasil, concorrendo nas eleições de 2022 pelo PL, com apoio de Jair Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro anunciou na terça-feira (18) sua licença do cargo, afirmando que ficará sem remuneração durante o período. Ele pretende residir temporariamente nos Estados Unidos para buscar “sanções aos violadores de direitos humanos”, mencionando diretamente o ministro Alexandre de Moraes e a Polícia Federal. A decisão ocorre às vésperas do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro no STF, marcado para o próximo dia 25.