|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (21) o julgamento de uma cabeleireira, ré em Ação Penal 2508, acusada de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua "A Justiça", situada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O julgamento ocorrerá em plenário virtual e estará disponível até sexta-feira (28), às 23h59.
A acusada responde por crimes como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Ela está detida desde março de 2023, após ser presa durante uma das fases da Operação Lesa Pátria, que investiga os responsáveis pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
A pichação faz referência a uma fala do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que usou a expressão em uma interação com uma eleitora de Jair Bolsonaro (PL) em Nova York, em novembro de 2022. O caso tem sido utilizado por bolsonaristas como exemplo para defender a aprovação de uma anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, uma pauta em discussão no Congresso Nacional.
