A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou ao Ministério da Agricultura uma proposta de parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para repassar até R$ 100 milhões por ano à estatal, com o objetivo de reforçar o financiamento de pesquisas agrícolas. O valor, proveniente do Sistema S, seria destinado ao financiamento de projetos de pesquisa e ao uso da rede assistencial do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a transferência de tecnologias aos produtores.
A proposta, que ainda está sendo discutida, visa destinar recursos privados para custear a pesquisa agropecuária, separando as despesas com salários e manutenção da Embrapa dos custos com a pesquisa, que passariam a ser monitorados por um comitê gestor. Essa iniciativa surgiu após o governo e a Embrapa discutirem formas de lidar com o déficit orçamentário da estatal, com alternativas como a criação de um fundo específico para a pesquisa agropecuária.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou a proposta em audiência pública no Senado e ressaltou que a CNA se comprometeu a disponibilizar os R$ 100 milhões anualmente para investir em pesquisa. A medida busca não apenas viabilizar mais recursos para a Embrapa, mas também garantir maior controle sobre a aplicação do dinheiro, com foco em soluções para o setor agrícola. (Com informações Globo Rural)