Depois de um período de quase duas semanas com preços estáveis, o mercado do boi gordo registrou um aumento de R$ 2 nas praças pecuárias de São Paulo, sendo cotado a R$ 312 a arroba a prazo, conforme levantamento da Scot Consultoria. As negociações em Barretos e Araçatuba refletem esse pequeno aumento no valor da arroba.
Apesar de o mercado ter operado com poucas oscilações desde o início do ano, o poder de barganha dos pecuaristas na venda das boiadas tem sido maior, e o escoamento da indústria no mercado interno continua fraco. Segundo a Scot Consultoria, as escalas de abate estão atendendo, em média, oito dias de operação.
O Cepea, por sua vez, destacou em nota que, embora a liquidez tenha aumentado nesta quarta-feira, o mercado permanece enfraquecido. A maior parte da oferta continua sendo composta por fêmeas, principalmente vacas de descarte, o que tem dificultado a venda de volumes maiores. A situação reflete uma contínua dificuldade por parte dos compradores em fechar negócios no volume desejado.
Em relação à reposição, a Scot Consultoria alerta que a quantidade de fêmeas abatidas desde 2023 poderá impactar a reposição nos próximos meses, o que pode resultar em altas nos preços da arroba devido à menor oferta de outras categorias de animais. A consultoria projeta que, apesar de um primeiro trimestre calmo, a demanda deverá aumentar no segundo semestre, especialmente após setembro, o que tende a elevar os preços. (Com informações Globo Rural)