|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
O Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 2,3 bilhões para a saúde pública no ano de 2024. A maior parte dos recursos, cerca de 86,79%, provém do próprio Estado e foram apresentados em audiência pública na Assembleia Legislativa. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) detalhou os investimentos que serão aplicados em várias frentes, como construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos médicos, além da contratação de novos profissionais para atender a população.
Durante o evento, o secretário de Saúde, Maurício Simões Corrêa, enfatizou os avanços na rede estadual de saúde, destacando a conclusão das obras do Hospital Regional de Dourados e a reforma de unidades no interior do Estado. Os investimentos também foram direcionados à Atenção Primária, com a reforma de unidades básicas e a implementação de veículos e ambulâncias para o enfrentamento de arboviroses, como a dengue e zika.
Outro ponto abordado foi o programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, que já superou 60 mil procedimentos realizados, incluindo mais de 20 mil cirurgias em 2024. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, destacou a ampliação do projeto, com a previsão de mais fases para novos atendimentos e a inclusão de mais estabelecimentos para realizar cirurgias e exames.
No balanço financeiro, o gerente de Instrumentos de Planejamento, Waldeir Sanches, informou que o Estado aumentou os investimentos em relação a 2023, com destaque para a construção do Hospital Regional de Dourados e a ampliação do Hospital Regional de Campo Grande. Ao todo, foram empenhados R$ 2,3 bilhões para a saúde pública estadual em 2024, representando um aumento significativo nos recursos aplicados para o fortalecimento dos serviços oferecidos à população.
