|
Hoje é Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026.
Na manhã de ontem (18), a Polícia Civil, com apoio da ENERGISA, deflagrou a "Operação Conta Justa" em Caarapó, com o objetivo de combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição de consumo. A ação envolveu 2 equipes policiais, 2 equipes de perícia técnica e 14 equipes da concessionária, que realizaram vistorias e mapeamentos em 21 imóveis da cidade.
Durante as diligências, com base em dados da ENERGISA, foram identificadas divergências nos registros de consumo de energia, o que levou as equipes a confirmar os casos de fraudes. Ao final, 3 pessoas foram conduzidas à Delegacia de Caarapó, sendo duas delas autuadas por crime de furto de energia elétrica.

A Delegada Vivian Hiluy e Denise Simões, da ENERGISA, alertaram para os riscos e prejuízos causados pelo desvio de energia elétrica, conhecido como “gato”. A prática pode resultar em incêndios e explosões, além de sobrecarregar a rede elétrica e gerar custos adicionais para outros consumidores.

O impacto econômico das fraudes é alarmante, com a ANEEL estimando que as fraudes no Brasil chegam a 31,5 mil gigawatts, o suficiente para abastecer uma grande parte do Mato Grosso do Sul. A operação segue com investigações para identificar mais pontos de irregularidade na cidade. (Com informações da PCMS)
