A Secretaria de Estado da Cidadania empossou, nesta terça-feira (18), as novas integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para o triênio 2025-2028. O órgão, composto por 22 mulheres titulares e suas suplentes, tem como missão propor e fiscalizar políticas públicas para a garantia dos direitos femininos.
O Conselho possui representação paritária, sendo metade de integrantes do poder público estadual e a outra metade da sociedade civil organizada. A cerimônia contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que destacou a importância do órgão na ampliação de direitos. “Este Conselho é fundamental para dar voz às mulheres e assegurar que as políticas aprovadas tenham estrutura para serem efetivadas”, afirmou.
A presidência do Conselho será exercida pela sociedade civil, sendo eleita Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, da Marcha Mundial das Mulheres de MS. Para a vice-presidência, que cabe ao poder público nesta gestão, a defensora pública Zeliana Saballa venceu a eleição por cinco votos a três.
Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher atua na formulação de políticas públicas que garantam o exercício pleno dos direitos das mulheres em diversas áreas, como inclusão social, econômica e cultural. A nova gestão assume o compromisso de fortalecer a participação feminina e ampliar a defesa de direitos em Mato Grosso do Sul.