|
Hoje é Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026.
O ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo faleceu aos 90 anos na madrugada desta quarta-feira (19), na capital paulista. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele assumiu o governo do estado entre 2006 e 2007, após a renúncia de Geraldo Alckmin, que disputou a Presidência da República.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, partido ao qual Lembo era filiado desde 2011, lamentou a perda. "Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa", declarou. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou luto oficial de três dias. O sepultamento será realizado às 16h, no Cemitério do Araçá.
Lembo nasceu na capital paulista e se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de São Paulo (USP), concluindo posteriormente um doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado, escritor e professor, teve uma extensa trajetória acadêmica e política, ocupando diversos cargos no governo de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. Também foi prefeito interino entre 1986 e 1989.
No cenário nacional, atuou como chefe de gabinete do ministro da Educação no governo de José Sarney e trabalhou na vice-presidência da República durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi eleito vice-governador na chapa de Alckmin, assumindo o governo paulista quatro anos depois.
