|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
O Senado Federal realizou nesta terça-feira (18) uma sessão especial em homenagem ao ex-presidente José Sarney, marcando os 40 anos da redemocratização do Brasil. Sarney foi o primeiro presidente civil após 21 anos de regime militar.
Durante seu discurso, o ex-presidente destacou a trajetória de Tancredo Neves e a atuação do Congresso Nacional na consolidação da democracia. “Muitos brasileiros deram a vida pelo país, mas Tancredo deu a sua morte”, afirmou. A solenidade contou com a presença de ex-presidentes do Senado, ministros, parlamentares e o ministro do STF, Dias Toffoli.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ressaltou o papel de Sarney na transição democrática e na estabilidade institucional do país. “Sob sua liderança, foram consolidadas as bases para um Estado Democrático de Direito”, declarou. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor do requerimento para a homenagem, afirmou que a sessão também reconhece o esforço coletivo pela consolidação das instituições democráticas.
Durante o evento, o Senado entregou uma placa simbólica a Sarney e ao ex-presidente da Câmara, Aécio Neves, neto de Tancredo Neves, como reconhecimento à luta pela redemocratização. (Com informações CNN Brasil)
