O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (17), um novo edital para a contratação de 2.279 profissionais pelo Programa Mais Médicos. As vagas, que serão distribuídas em 4.771 municípios, visam ampliar o atendimento na atenção primária à saúde em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais vulneráveis e de difícil acesso.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que com a ampliação, o programa passará a contar com mais de 28 mil profissionais. Ele destacou que a presença desses médicos tem demonstrado impactos positivos na redução de encaminhamentos para a atenção especializada, melhorando a resolução dos problemas de saúde nas comunidades atendidas.
Das vagas, 1.296 cidades terão oportunidades imediatas, enquanto 3.475 municípios poderão manifestar interesse para ampliar a oferta de profissionais. A região da Amazônia Legal será uma das maiores beneficiadas, com 473 novas vagas em 709 municípios.
Prontuário Eletrônico para Acelerar o Atendimento
Outro ponto importante anunciado foi a implementação do prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS) – o e-SUS APS. O uso deste sistema visa reduzir o tempo de espera por atendimento especializado, garantindo a integração das informações dos pacientes entre a atenção primária e especializada.
Médicos Formados no Exterior
Além disso, o ministério também recepcionou 402 médicos formados no exterior, que começarão a atuar em 22 estados a partir de abril. A maioria dos profissionais são brasileiros, com 52,7% de mulheres, e 57 irão atuar especificamente na saúde indígena. (Com informações Agência Brasil)