O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve conversar ainda nesta semana com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre um possível cessar-fogo na Ucrânia. A informação foi divulgada pelo emissário norte-americano para assuntos internacionais, Steve Witkoff.
A proposta de trégua de 30 dias foi aceita pela Ucrânia na última terça-feira (11), após negociações realizadas na Arábia Saudita entre representantes de Washington e Kiev. O governo ucraniano concordou com o cessar-fogo provisório, que pode ser prorrogado futuramente, com o objetivo de avançar para um acordo de paz.
Putin também sinalizou concordância com a proposta, mas destacou que alguns detalhes ainda precisam ser ajustados, como a definição de quem monitoraria a trégua. Além disso, o presidente russo impôs condições para um acordo definitivo, incluindo a exigência de que a Ucrânia não ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o que pode dificultar as negociações.
Nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou Putin de tentar atrasar o processo diplomático. “Após a proposta americana de cessar-fogo na linha de frente, a Rússia roubou quase mais uma semana. Faremos tudo para tornar a diplomacia eficaz”, declarou Zelensky.