|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
O ex-presidente José Sarney afirmou, na manhã deste sábado (15), que os recentes planos de golpe de Estado no Brasil foram “extremamente danosos” e repudiados por grande parte da população. A declaração foi feita durante evento que marcou os 40 anos da redemocratização, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Sarney destacou a resistência das instituições democráticas, criadas ao longo da transição para a democracia. “Esses acontecimentos foram extremamente danosos e ao mesmo tempo repugnados pelo povo brasileiro e por todas as classes. Porém, as instituições que construímos durante a transição mostraram sua força, já superando dois impeachments e uma tentativa de subversão do Estado de direito. Hoje, o Supremo Tribunal Federal julga livremente os responsáveis pelos atos do dia 8 de janeiro”, afirmou o ex-presidente.
O evento no Panteão da Pátria teve como objetivo reconhecer o papel dos principais personagens na reconstrução democrática do Brasil. A data marca o aniversário de 40 anos da posse de José Sarney, que assumiu a presidência em 1985, após 21 anos de ditadura militar. (Com informações da CNN Brasil)
