|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
Na manhã desta sexta-feira (14), um avião da Força Aérea Brasileira aterrissou em Dourados, trazendo os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), além de Roberto Honorado, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O primeiro ato da comitiva foi o descerramento da placa que oficializou a conclusão das obras da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões. O novo projeto, já aprovado para aeronaves de grande porte, foi destacado por Costa Filho, que reforçou o compromisso do governo federal com a região. A cerimônia contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do governador Eduardo Riedel e do vice-governador José Carlos Barbosinha, além de diversos parlamentares, incluindo os senadores Soraya Thronicke e Nelsinho Trad.
Após o descerramento, a comitiva se dirigiu ao Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorgão, onde foram assinadas ordens para a construção do Terminal de Passageiros do aeroporto, com investimento de R$ 40 milhões. A ministra Sonia Guajajara também assinou autorizações para a construção de 581 unidades habitacionais indígenas em Dourados e municípios vizinhos, como Amambai, Aral Moreira, e Maracaju.
O novo terminal contará com 3 mil metros quadrados, incluindo espaços comerciais e áreas para serviços de tráfego aéreo e combate a incêndios. As obras serão responsabilidade do Governo de Mato Grosso do Sul, com projeto técnico aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Secretaria de Aviação Civil.
Na imagem, espaço do canto superior direito é onde ficará o novo terminal quando pronto.
O Evento com ministros e autoridasdes do estaduais e municipais foi realizado no Pavilhão Jorge Antônio Salomão, o Jorjão – Foto: Juliel Batista
