Cerca de 150 empresários, prestadores de serviço e fornecedores de Campo Grande participaram, na terça-feira (11), do Encontro de Fornecedores Valmet, realizado no auditório da Fiems. O evento teve como objetivo discutir as oportunidades de negócios geradas pelo início das obras da fábrica de celulose da Arauco, no município de Inocência. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, o empreendimento irá gerar 18 mil empregos diretos durante a fase de construção.
O encontro foi promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Valmet, responsável pela construção da fábrica, e contou com o apoio da Arauco e Fiems. Durante o evento, foram apresentadas as dimensões do projeto, as empresas contratadas para a execução da obra e as demandas que surgirão ao longo da construção e na operação da indústria.[
Além disso, o evento proporcionou networking entre os participantes e apresentou as exigências administrativas, de ESG e de segurança para os fornecedores e prestadores de serviços. Lúcio Lagemann, assessor da Semadesc, destacou que o objetivo era facilitar a realização de negócios entre as grandes empresas e os fornecedores locais, com foco na inclusão de pequenas empresas no processo produtivo.
O diretor da Valmet, Lucio Pandolfi, ressaltou a importância do evento para aumentar a presença da empresa em Mato Grosso do Sul e gerar novas parcerias estratégicas. Diego Marques, gerente de Comunicação da Arauco, reforçou o compromisso do Projeto Sucuriú com o crescimento sustentável e o desenvolvimento regional, destacando a valorização das comunidades locais. Na quinta-feira (13), a ação de encadeamento produtivo continua em Inocência com o evento Supplier Day.