Mais de 150 servidores do programa Mais Social iniciam, na próxima segunda-feira (17), uma busca ativa em todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul para localizar pessoas em situação de extrema pobreza e incluí-las nos programas de assistência. O objetivo é fazer do estado o primeiro do país a erradicar essa condição.
Os profissionais irão percorrer residências em diferentes regiões para identificar famílias que atendam aos critérios dos programas sociais. O governador Eduardo Riedel destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a ação visa retirar da extrema pobreza aqueles que vivem com menos de R$ 209 per capita. "Vocês estão carregando uma das principais bandeiras do Governo, que é crescer sem deixar ninguém para trás", afirmou.
A secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Patrícia Cozzolino, explicou que a estratégia foi possível graças a um mapeamento realizado em parceria com a Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem/Segov). Segundo ela, 17 mil pessoas ainda vivem nessa condição e já foram identificadas por georreferenciamento. "Elas eram chamadas de 'invisíveis', mas agora vamos até suas casas para oferecer essa oportunidade de mobilidade social", afirmou.