|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
Trinta mulheres foram homenageadas nesta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) com o Troféu Celina Jallad, em reconhecimento ao seu papel como mães e cuidadoras de pessoas com deficiência. A sessão solene, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, contou com a presença de autoridades como a primeira-dama Mônica Riedel, a juíza Elizabete Anache e a secretária estadual de Cidadania Viviane Luiza.

A cerimônia teve apresentações culturais, incluindo o Coral da ALEMS, a dupla sertaneja Victor Gregório e Marco Aurélio, e a Banda Down Rítmica da Associação Juliano Varela. A deputada Mara Caseiro (PSDB), propositora da homenagem ao lado das deputadas Gleice Jane (PT) e Lia Nogueira (PSDB), destacou a importância da iniciativa. "Ser mãe já é um desafio enorme, mas ser mãe atípica é uma jornada ainda mais exigente. Essas mulheres muitas vezes abrem mão de suas carreiras e lazer para garantir qualidade de vida a seus filhos", afirmou.

A deputada Lia Nogueira, também mãe atípica, emocionou-se ao falar sobre a relevância da homenagem. "Hoje, o Estado de Mato Grosso do Sul pode enxergar com mais respeito e políticas públicas nós, mães atípicas. É necessário refletir sobre o preconceito que nossos filhos enfrentam", pontuou. Já a deputada Gleice Jane reforçou a história da luta feminina e a necessidade de avanços na pauta do feminicídio e violência contra a mulher.

O Troféu Celina Jallad, criado em 2011, leva o nome da ex-deputada estadual e reconhece mulheres que se destacam na sociedade. A filha da homenageada, Fabiana Jallad, destacou a força das mães atípicas: "Vocês vão deixar um legado. Olhem para aquelas que nunca foram reconhecidas e aplaudam todas as mulheres do nosso Brasil". A solenidade também contou com a presença de diversos parlamentares e representantes do Judiciário e do Executivo estadual.
