|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
Na quinta-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o México estará isento de tarifas sobre produtos que se enquadrem no Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) até o dia 2 de abril. A decisão foi tomada após uma conversa com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e publicada por Trump em sua rede social, Truth Social.
As tarifas, que entraram em vigor na terça-feira (4), inicialmente atingiam os principais parceiros comerciais dos EUA. Contudo, Trump já havia realizado mudanças na quarta-feira (5), concedendo uma isenção de um mês para montadoras que cumprem as exigências do USMCA. Embora as tarifas continuem em vigor para outros produtos, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que a suspensão provavelmente se estenderá aos bens e serviços em conformidade com o acordo USMCA, beneficiando os produtos do México.
Em contraste, Trump não mencionou a suspensão das tarifas sobre o Canadá, citando o uso do problema pelas autoridades canadenses para fins eleitorais. O primeiro-ministro Justin Trudeau reagiu afirmando que o Canadá continuará a enfrentar uma "guerra comercial" com os EUA, mesmo com "pausas" nas tarifas.
Enquanto isso, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, se reuniu com Lutnick em meio a essa tensão comercial crescente. Embora o Brasil ainda não tenha sido afetado diretamente, setores como o de aço, alumínio, madeira e produtos agrícolas podem sofrer impactos devido às novas tarifas. (Com informações da SBT News)
