|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) iniciou com um café da manhã dedicado às servidoras públicas, ao som do Coral da ALEMS. O evento, que além de ser um momento de comemoração, também procurou despertar uma reflexão sobre a luta contra o feminicídio e as diversas formas de violência contra a mulher.

Durante o evento, o presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), fez um discurso contundente, lembrando as seis vítimas fatais de feminicídio em Mato Grosso do Sul nos primeiros 60 dias do ano. “É dia de comemorar, mas também de refletir que a violência contra a mulher é uma doença da sociedade. Mudanças começam em nossas casas e se espalham para as escolas, igrejas, Assembleias e ruas”, afirmou o presidente, destacando a importância de um esforço coletivo para enfrentar os índices alarmantes de violência.

Como parte das medidas de combate à violência, foi anunciado o Plano Estadual de Combate à Violência, no qual a ALEMS participa ativamente. A deputada Gleice Jane (PT) também usou a palavra, reforçando que o 8 de março é um dia de luta, além de ser uma data de comemoração. "A data é dia de luta contra a sociedade machista, para desconstruir o modelo que nos coloca em situação de inferioridade. Precisamos construir relações iguais e mudar o comportamento social", afirmou.

A servidora Larissa Sisti, intérprete de Libras na ALEMS e gestante, compartilhou sua experiência pessoal. Ela falou sobre a responsabilidade de gerar uma vida e a sensação de emoção ao ouvir o coração de sua filha pela primeira vez. “Entender que tem alguém vivo dentro de mim é de fato perceber a sorte que é poder gerar alguém. E, ainda mais sendo uma menina, tenho a responsabilidade de ensinar a ela sua identidade e o que ela pode ou não aceitar e tolerar”, comentou.

Além das ações e reflexões do evento, a ALEMS mantém a página especial “ALEMS e ELAS”, que reúne iniciativas voltadas para as mulheres, como as deputadas que já ocuparam vagas na Assembleia e outras mulheres inspiradoras do estado.
