A bancada do agronegócio encaminhou ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil um documento com 20 propostas para conter a alta dos preços dos alimentos. O relatório, elaborado pelo Instituto Pensar Agro (IPA), responsabiliza a incerteza fiscal pela inflação e sugere medidas para reduzir custos na produção e comercialização.
Entre as sugestões, estão a revisão da tributação sobre fertilizantes e defensivos agrícolas, inclusão do óleo de soja na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) e a redução temporária do PIS/Cofins sobre trigo e óleo vegetal. O setor também propõe mudanças no Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e a reavaliação de impostos sobre embalagens.
Outras medidas incluem a desburocratização alfandegária, ampliação do uso do Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex) e eliminação de barreiras regulatórias. Além disso, o documento pede um Plano Safra sem contingenciamentos, facilitação do crédito rural, ampliação da subvenção ao seguro agrícola e financiamento de longo prazo para a Cadeia de Frio.
No setor logístico, as propostas incluem a expansão da malha ferroviária e hidroviária, recuperação de rodovias estratégicas, aumento da capacidade de armazenagem e aplicação de medidas antidumping apenas em casos comprovados. Também são sugeridos incentivos à produção nacional de fertilizantes e bioinsumos, além de medidas para reduzir o custo da ração animal. O governo ainda não se manifestou sobre as sugestões apresentadas. (Com informações SBT News)