|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta quinta-feira (6), um artigo nos jornais O Globo e Le Grand Continent, em parceria com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O texto, intitulado "Unindo forças para superar desafios globais", destaca 2025 como um ano decisivo para enfrentar desigualdades sociais, mudanças climáticas e a escassez de financiamento para o desenvolvimento sustentável.
Os três líderes defendem que o multilateralismo seja o "veículo mais efetivo para abordar desafios compartilhados e avançar em áreas de interesse comum". Eles ressaltam a necessidade de uma "cooperação financeira internacional mais robusta" e do "aprimoramento da taxação da riqueza global", além de cobrarem uma reforma na "arquitetura financeira global", a fim de enfrentar as crescentes ameaças globais de maneira coletiva.
De acordo com os presidentes, o mundo está se fragmentando e, portanto, as soluções para problemas globais devem ser tomadas de forma conjunta. Além disso, Lula, Sánchez e Ramaphosa destacam três eventos-chave para 2025: a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4) em Sevilha, na Espanha; a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) em Belém, Brasil; e a Cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. Para os líderes, esses eventos não podem ser "mais do mesmo" e devem trazer progressos concretos. (Com informações SBT News)
