Foi realizada em Pedra Preta a primeira entrega das máquinas e equipamentos do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar de Mato Grosso. A ação, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), beneficiará 12 assentamentos no município, com um investimento de R$ 5.113.779,28.
O programa contempla 210 famílias nos assentamentos Canudos, Monte Azul, Laura e Água da Serra, com a entrega de patrulhas mecanizadas, tratores e caminhões. Além do apoio com equipamentos, os assentados também contarão com assistência técnica fornecida em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), visando a melhoria da produtividade nas propriedades.
A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, que também é assentada, destacou a importância da agricultura familiar para o município. "Sem os agricultores familiares e os nossos assentados, dificilmente o alimento vai chegar na mesa de muitas pessoas. É por isso que precisamos deste apoio. Vemos um sonho se tornando realidade", afirmou.
O presidente da Associação dos Agricultores do Vale do São Domingos, Zezito Antônio de Souza, ressaltou que o programa é fundamental para profissionalizar e aumentar a produção, atendendo não apenas aos assentados, mas também à população local.
O evento aconteceu no P.A. Canudos, que abriga 52 famílias assentadas e tem como principais produções o gado de corte, gado de leite, legumes e hortaliças. Representando o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o superintendente de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Leny Rosa Filho, ressaltou a importância do programa para o pequeno produtor, mencionando o comprometimento do governo em promover o desenvolvimento rural. (Com informações CenárioMT)