|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
A Prefeitura de Naviraí, sob a gestão do prefeito Rodrigo Sacuno, concluiu o Curso de Artesanato em Crochê com Barbantes. A capacitação, gratuita e exclusiva para mulheres atendidas pela Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), teve início em 24 de fevereiro na Sala de Reuniões do CRAS Paraíso.
Promovido pela Gerência de Assistência Social (GEAS) em parceria com o SENAR-MS e o Sindicato Rural, o curso teve como objetivo promover inclusão social, resgatar a cidadania e oferecer novas oportunidades de geração de renda. Durante a cerimônia de encerramento, a vice-prefeita e gerente de Assistência Social, Telma Minari, destacou a importância da iniciativa. “A qualificação garante acesso à aprendizagem e ao desenvolvimento, contribuindo para a dignidade das pessoas. Essa é uma das metas da Assistência Social do município”, afirmou.

Naiza Capuci Sacuno, primeira-dama e coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, ressaltou o impacto social do projeto. “O crochê em barbante pode ser feito a qualquer momento, proporcionando uma renda extra com a venda das peças. Além disso, o artesanato funciona como uma terapia ocupacional, trazendo benefícios que vão além do financeiro”, explicou.
Estela Cabral, mobilizadora de cursos junto às instituições parceiras, enfatizou os benefícios da iniciativa. “O curso estimula o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico local e oferece autonomia às participantes, abrindo novas oportunidades de trabalho”, disse.
Marcos Boeira, gerente do CRAS Paraíso, destacou que a “Gestão Compromisso com o Futuro” já está transformando vidas. “Essas ações refletem positivamente no bem-estar social e ajudam a combater a desigualdade, pois as participantes podem aumentar a renda familiar com a venda dos produtos”, afirmou.
O encerramento do curso contou com a presença de todas as participantes e da secretária da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Tatiane Aguilera, reforçando o compromisso da administração municipal com a capacitação e o empoderamento da população.
