|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
Durante a cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá, realizada nesta quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o significado histórico do momento. "Penso que, mais do que a fala, a fotografia que foi tirada hoje, ela possivelmente marque um novo momento na história do Brasil", afirmou o presidente, referindo-se ao encontro que simbolizou a colaboração entre diferentes esferas de governo.
Ao lado de Lula, estavam presentes ministros de Estado, além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também tem sido cogitado como um possível adversário de Lula nas eleições presidenciais de 2026. Durante o evento, Tarcísio foi vaiado por algumas pessoas na plateia, mas o presidente buscou minimizar a tensão. "Tarcísio, você está fazendo história nessa parceria que estamos construindo, pode ficar certo que o povo compreende o que estamos fazendo. Tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de ver ele do meu lado, e tem gente do meu lado que não gosta de me ver do teu lado", declarou Lula.
A construção do túnel, que liga os municípios de Santos e Guarujá, foi uma proposta originada no governo estadual, mas parte significativa do financiamento será proveniente de recursos federais. A obra gerou divergências políticas, especialmente entre os aliados de Tarcísio e os apoiadores de Lula. No entanto, o presidente ressaltou que as diferenças partidárias não devem interferir no progresso das iniciativas. "Ninguém precisa concordar com ninguém. Nós não fomos eleitos para brigar, fomos eleitos para compartilhar o nosso esforço", disse o presidente.
Lula também reforçou que, no governo federal, a prioridade é o trabalho conjunto, independentemente das filiações partidárias. "É proibido proibir. Aquilo que for necessário fazer em cada estado, em cada cidade, que a gente tiver dinheiro, a gente vai fazer", afirmou. Ele completou dizendo que, para seus adversários, vê-los trabalhando juntos nas fotos é o que mais causa incômodo: "O que é mais grave para os nossos adversários é a gente sorrindo junto nas fotos, isso vai deixar muita gente... pode até ter infarto na história", brincou o presidente. (Com informações da CNN Brasil)
