O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta segunda-feira (26) o fim do regime de paridade para exportações de soja e milho, medida que estava em vigor há quase duas décadas. A decisão foi oficializada pelo governador Eduardo Riedel durante solenidade na Famasul, em Campo Grande, com a presença de lideranças do agronegócio, parlamentares e secretários de Estado.
Segundo o governo, a revogação ocorre em um cenário de expansão econômica e agroindustrialização, que impulsiona o consumo interno dos grãos. Atualmente, cerca de 44% das operações de soja e milho já ocorrem dentro do Estado, destinadas à produção de etanol, ração animal, óleo refinado e farelo. Com isso, a medida busca aumentar a competitividade do setor produtivo local sem comprometer a arrecadação de ICMS.
Dados da Conab indicam que, em 20 anos, a produção de soja no Estado saltou de 3,86 milhões de toneladas para uma previsão de 13,97 milhões em 2024/25. Já o milho teve crescimento expressivo, saindo de 1,39 milhão para 10,19 milhões de toneladas no mesmo período.