|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) destinou mais de R$ 18 milhões para obras de saneamento em Itaporã nos últimos quatro anos. O investimento contempla a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que elevará a cobertura do serviço na cidade, além de ações para a manutenção do abastecimento de água potável.
Durante sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (25), o diretor Comercial e de Operação da Sanesul, Madson Valente, destacou que a nova ETE permitirá a expansão da cobertura de esgoto dos atuais 31% para 90% nos próximos dois anos. Ele ressaltou ainda a meta do novo marco regulatório, que prevê 90% de cobertura de esgoto e 99% de abastecimento de água tratada em todo o país até 2031.
Entre as iniciativas apresentadas, Valente detalhou o projeto piloto Reservar para não Faltar, que busca reduzir os impactos das interrupções temporárias no fornecimento de água. O programa prevê a instalação de reservatórios de 500 litros em imóveis sem caixa d’água, com a devolução do valor investido em forma de crédito na conta de água, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, a Sanesul é responsável pelos serviços de água e esgoto em 68 municípios de Mato Grosso do Sul, e segue investindo na infraestrutura para garantir a universalização do saneamento no estado.
