|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
A Aldeia Porto Lindo, localizada no município de Japorã, se prepara para receber a 6ª edição do programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, nos dias 5 e 6 de abril. A iniciativa visa atender mais de 4 mil indígenas das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani, com serviços essenciais, como emissão de documentos (RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho), consultas médicas e odontológicas, vacinação, além de oferecer serviços de casamento e divórcio.
A ação, promovida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), em parceria com mais de 40 órgãos públicos e privados, busca fortalecer a cidadania e aproximar a comunidade indígena da segurança pública. Policiais da Civil e Militar, junto com o Corpo de Bombeiros, estarão presentes na aldeia para oferecer serviços como confecção de boletins de ocorrência e orientações sobre prevenção da violência e acidentes domésticos.
Em uma reunião preparatória realizada na sexta-feira (21) na prefeitura de Japorã, autoridades locais, como a secretária da Cidadania, Viviane Luiza, e o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, destacaram a importância do programa para as comunidades mais distantes e de difícil acesso.
A Aldeia Porto Lindo, demarcada em 1928 e homologada em 1991, possui 1.647 hectares e conta com uma rica história cultural. Desde a criação do programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, em 2023, mais de 30,4 mil indígenas foram atendidos e mais de 6,5 mil documentos foram emitidos. A edição de Japorã promete ser mais um avanço na promoção da cidadania para as comunidades indígenas do estado.
