O Programa Desenrola Rural, sancionado pelo presidente Lula através do Decreto 12381/2025, entrou em vigor nesta segunda-feira (24), trazendo uma nova oportunidade para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais. A medida permite que esses trabalhadores renegociem suas dívidas com descontos de até 96%.
O Desenrola Rural abrange dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de créditos em atraso de cartões, empréstimos e até débitos inscritos na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos federais. O programa se destina a dívidas superiores a 1 ano de inadimplência, permitindo uma oportunidade única de regularização financeira.
Os agricultores interessados devem procurar agências bancárias ou acessar o site Regularize para consultar as dívidas e as opções de pagamento. Caso a pendência seja com o Pronaf ou outras instituições financeiras, o processo deve ser realizado diretamente nas agências correspondentes. Para as dívidas de Crédito de Instalação, o procedimento é feito junto ao Incra.
O programa também não impede que o agricultor familiar obtenha novos créditos se as pendências forem relacionadas a pequenas dívidas, como contas de água, luz ou telefone. Para orientações, os sindicatos, associações e entidades representativas estão disponíveis para auxiliar na adesão ao Desenrola Rural. (Com informações Canal Rural)