|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
Uma boa alimentação, aliada a hábitos saudáveis, tem o poder de aumentar a longevidade e garantir mais qualidade de vida. Segundo o nutricionista Guilherme Rodrigues, do Grupo Mantevida, em Brasília, consumir alimentos do cotidiano ricos em nutrientes como antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis é fundamental para prevenir doenças crônicas e reduzir inflamações.
Alimentos que promovem a longevidade
Diversos estudos identificaram alimentos chave para prolongar a vida e garantir saúde. Entre eles, destacam-se:
Espinafre
Fonte de vitaminas A, C e K, além de ferro, cálcio e antioxidantes, o espinafre é essencial para o bom funcionamento do corpo e contribui para a longevidade.
Nozes e sementes
Com ácidos graxos ômega-3, as nozes e sementes ajudam a manter a saúde das células cerebrais, retardando o envelhecimento do cérebro. Pesquisa da Universidade de Harvard revelou que o consumo regular de nozes está relacionado ao aumento da expectativa de vida. “Descobrimos que um punhado de nozes por semana pode ajudar a promover a longevidade, especialmente entre pessoas que não têm uma dieta de qualidade”, comentou Yanping Li, principal pesquisador do estudo.
Frutas vermelhas
Morango, mirtilo e framboesa são ricas em antioxidantes e vitaminas que auxiliam na recuperação muscular e na saúde cerebral.
Cenoura
Com alto teor de fibras, a cenoura contribui para a digestão e redução de doenças crônicas, além de ser rica em betacaroteno, importante para a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico.
