|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promoveu, na tarde desta sexta-feira (21), uma reunião ampliada do Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDHU/MS). Proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), o evento contou com a participação de autoridades, membros do conselho e representantes de instituições governamentais e não governamentais. O encontro teve como principal objetivo debater as políticas públicas voltadas aos direitos humanos, discutir os desafios e as violações, além de reforçar a participação social na construção e implementação dessas pautas no Estado.
Durante a reunião, o deputado Pedro Kemp destacou os graves desafios enfrentados em Mato Grosso do Sul, como as violações contra povos indígenas, violência contra a mulher e abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele também ressaltou a necessidade de revisar o Plano Estadual de Direitos Humanos, criado em 2013, e a importância da realização da Conferência Estadual de Direitos Humanos, prevista para o segundo semestre deste ano.

O secretário executivo de Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira, afirmou que o diálogo com a sociedade civil é essencial para a efetivação dos direitos humanos, destacando o compromisso do Governo do Estado com a erradicação da pobreza extrema até 2026. A presidente do CEDHU/MS, Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, enfatizou a importância de revisitar as diretrizes do plano estadual, com a participação de entidades governamentais e da sociedade civil.
