|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O governador Eduardo Riedel se reuniu com o embaixador do Paraguai, Juan Angel Delgadillo, nesta quinta-feira (20), para discutir o projeto de construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai. A estrutura será erguida na cidade de Vallemi, no Paraguai, nas proximidades de Porto Murtinho, e visa melhorar a integração entre os dois países. A obra será realizada pelo Paraguai, mas depende da autorização do governo brasileiro para seguir adiante.

Durante a reunião, Delgadillo pediu o apoio de Riedel para agilizar os trâmites legais necessários para a construção da ponte. Em contrapartida, o governador reafirmou o compromisso do Governo do Estado em pavimentar a rodovia estadual que dará acesso à nova estrutura, facilitando a ligação com a rodovia BR-267 e promovendo a integração regional. A nova ponte terá um impacto significativo na conexão do norte do Paraguai à Rota Bioceânica.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância da obra, que será uma conexão entre Porto Murtinho e o Paraguai, com uma dimensão menor do que a ponte binacional que está sendo construída entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Segundo Verruck, essa nova estrutura terá grande relevância para atender a população da região e promover o fluxo de mercadorias.

Outro ponto abordado durante o encontro foi o setor alfandegário. Para garantir a viabilidade do corredor bioceânico, os dois países discutiram melhorias nas alfândegas de Ponta Porã e Mundo Novo. Em Ponta Porã, o Governo do Estado adquiriu uma área e, com apoio da Receita Federal, implantará um novo porto seco, afastando o tráfego de caminhões do centro da cidade.
