|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
O Seminário Internacional da Rota Bioceânica promoveu, nesta quarta-feira (19), uma experiência gastronômica sustentável, alinhada ao conceito de Estado Carbono Neutro. O evento ofereceu um almoço especial com pratos típicos de Mato Grosso do Sul, destacando a diversidade da culinária local e seu compromisso com a sustentabilidade.
Organizada pelo Sindha-MS e Abrasel, a churrascada contou com 10 estações de carnes, incluindo jacaré certificado, carne bovina, frango e hambúrgueres. Para reforçar a proposta ecológica, pulseiras feitas de material reciclado garantiram o acesso dos participantes, enquanto toda a gestão de resíduos foi planejada para impacto ambiental zero.
A iniciativa resultou na reciclagem de 4 mil latas, 200 kg de resíduos orgânicos para compostagem e 250 kg de materiais descartados corretamente. Além disso, 500 mil litros de água foram preservados e 200 kg de CO² deixaram de ser lançados no meio ambiente.
O almoço também gerou impacto social positivo, com a destinação de lacres de latas para a produção de cadeiras de rodas e incentivo à economia circular. A proposta reforça o papel da gastronomia no desenvolvimento da Rota Bioceânica, promovendo integração regional e sustentabilidade.
