A partir de hoje (19/2), as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados têm uma nova regulamentação que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e relógios inteligentes durante as aulas e intervalos. A medida foi oficializada pela Secretaria Municipal de Educação e publicada no Diário Oficial.
Objetivo da medida e regulamentações
O objetivo da medida é reduzir os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia, como problemas ortopédicos, psicológicos e sociais. Entre os problemas mais citados está a síndrome de "text neck", também conhecida como "pescoço de texto", que afeta aqueles que passam longos períodos com o pescoço inclinado para olhar para dispositivos móveis.
Embora os estudantes possam levar seus aparelhos para a escola, a regra determina que eles permaneçam guardados nas mochilas e não sejam usados durante o período escolar, incluindo os intervalos. Apenas em situações pedagógicas ou para alunos com deficiência será permitido o uso dos dispositivos, com fins educacionais ou de inclusão.
Uso excepcional permitido
O uso dos aparelhos eletrônicos será autorizado apenas em atividades educacionais ou emergenciais, conforme avaliação e comunicação da direção escolar. A regulamentação também exige que as escolas adotem ações educativas para alertar os alunos e a comunidade escolar sobre os riscos do uso excessivo de tecnologia, como problemas psicológicos e a nomofobia, ansiedade provocada pela falta de celular.
Penalidades para infrações
Em caso de infração, como o uso indevido dos aparelhos, as penalidades podem variar de advertências verbais a registros de ocorrência. Nos casos de reincidência, os estudantes podem ser proibidos de entrar nas escolas com dispositivos eletrônicos. A medida entra em vigor com o intuito de proteger a saúde física e mental dos alunos e garantir um ambiente de aprendizado mais focado.
Medidas similares na Rede Estadual
Vale ressaltar que a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul já havia regulamentado a proibição do uso de celulares nas escolas, por meio de uma medida publicada no Diário Oficial no dia 6 de fevereiro. A regulamentação também segue a nova legislação federal, estabelecendo que os celulares devem ser mantidos desligados e guardados durante todo o período escolar, com exceções apenas em situações excepcionais. (Com informações Dourados News)