|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados devem responder na Justiça caso sejam considerados culpados pela tentativa de golpe de Estado. A declaração foi feita durante um evento no Palácio do Planalto, ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.
“A única coisa que posso dizer é que, nesse país, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm presunção de inocência. Se eles provarem que não tentaram dar golpe, se eles provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, eles ficarão livres e serão cidadãos que poderão transitar pelo país inteiro. Se na hora que o juiz for julgar, chegar à conclusão que eles são culpados, eles vão ter que pagar pelo erro que cometeram”, declarou Lula.
Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e participação em organização criminosa.
A PGR aponta que o ex-presidente tinha conhecimento de um suposto plano para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes. A denúncia foi baseada na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência. (Com informações da SBT News)
