|
Hoje é Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou o Programa Cuidando em Casa, por meio da Resolução SES/MS nº 340, de 14 de fevereiro de 2025, com o objetivo de fortalecer o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e o Suporte Ventilatório Domiciliar nos municípios. A iniciativa busca garantir a continuidade do atendimento multiprofissional em casa, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes e maior eficiência ao sistema público de saúde.
O programa prevê um incentivo estadual de R$ 30 mil mensais para as Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar do tipo AD3, que atendem pacientes com dificuldades severas de locomoção e necessidade de acompanhamento contínuo. Além disso, um eixo específico destina recursos para o Suporte Ventilatório Domiciliar, com incentivos de até R$ 11.400 por mês para pacientes que necessitam de ventilação mecânica.
Os municípios interessados devem formalizar adesão ao programa mediante comprovação do número de pacientes assistidos e da taxa de altas hospitalares. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) será responsável pelo repasse dos recursos e fiscalização dos serviços prestados. “Com ele, buscamos reduzir a superlotação hospitalar e garantir que mais pessoas recebam os cuidados necessários em casa, com a eficiência e a qualidade que a saúde pública precisa oferecer”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
