|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
A Prefeitura de Campo Grande avalia a realização de um novo concurso para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) como alternativa para fortalecer o combate à violência contra mulheres na cidade. O anúncio foi feito pela prefeita Adriane Lopes (PP) após reunião com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, nesta terça-feira (18).
Durante o encontro, foram debatidas melhorias no atendimento às vítimas, incluindo a ampliação do efetivo da GCM. “Vamos estudar todas as medidas que podemos implementar para melhorar o atendimento e os fluxos. Talvez a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, um novo concurso, mas ainda vamos nos debruçar sobre isso”, afirmou a prefeita.
O debate ocorreu após o primeiro caso de feminicídio registrado em 2025 na capital, envolvendo a morte da jornalista Vanessa Ricarte. Áudios divulgados pela vítima relataram atendimento insatisfatório na Casa da Mulher Brasileira, o que levou a ministra a reconhecer falhas no sistema. “É um coletivo de falhas que precisa ser consertado”, declarou Cida Gonçalves, destacando a necessidade de qualificação dos profissionais e de melhorias tecnológicas no atendimento às denúncias. (Com informações da Midiamax)
